Pela 19ª rodada do Brasileirão, tricolores baiano e carioca voltam a se enfrentar na Fonte Nova; em 1998, ambos amargaram a segunda divisão com estreias amargas.
Bahia e Fluminense se enfrentam neste sábado (9), na Arena Fonte Nova, pela 19ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Hoje em boa fase na elite, as duas equipes já viveram momentos bem diferentes: há 27 anos, protagonizaram estreias vexatórias, marcadas por derrotas e tensão, na Série B de 1998 um ano que entrou para a história de ambos os clubes de forma negativa.
Rebaixamentos e caminho até a Série B
Parecia inacreditável: em 1998, seria a primeira vez que dois campeões brasileiros da Seria A jogariam a Série B do Brasileirão na mesma edição. O Fluminense, que havia sido rebaixado em campo em 1996, conseguiu escapar graças a um escândalo de arbitragem envolvendo Corinthians e Atlético-PR. O Bahia lutou até o final daquele mesmo campeonato e livrou-se milagrosamente na última rodada, ao vencer o Flamengo de Romário e companhia com gol de Edmundo (que não era o mesmo Edmundo do Vasco) em pleno estádio de São Januário. As duas diretorias pareciam não ter aprendido com o susto de 1996 e repetiram os erros em 1997. Desta vez, o Bahia não teve a mesma sorte e a dupla de tricolores acabou rebaixada na edição daquele ano, junto com Criciúma e União São João de Araras.
Estreias amargas na Segundona
Quem pensou que os campeões brasileiros de 1988 e 1984 sobrariam na então pouco comentada Segunda Divisão se enganou logo na primeira rodada. O dia era 2 de agosto de 1998. No Rio de Janeiro, numa manhã ensolarada de domingo, mais de 45 mil tricolores lotaram o Maracanã para ver a estreia do Fluminense pelo Grupo D da Série B. Logo no primeiro tempo, a equipe potiguar abriu 2 a 0. Na volta do intervalo, os natalenses quase ampliaram, mas o meia Ivanildo desperdiçou uma penalidade. Mesmo melhorando na etapa final, o tricolor sofreu o terceiro gol. No abafa, já no fim do jogo, o time do Flu conseguiu diminuir com gols de Marco Brito, de cabeça, e Roni, de pênalti.
Já o Bahia estreou pelo Grupo C daquele campeonato na segunda-feira, 3 de agosto de 1998, visitando o XV de Piracicaba no Estádio Barão de Serra Negra. O clube do interior paulista não tomou conhecimento do tricolor de aço campeão baiano daquele ano e venceu por 2 a 0 sem dificuldades. O XV, naquele ano, terminaria com a melhor campanha da primeira fase e tinha em seu elenco Fábio Carille, que anos depois seria campeão brasileiro como técnico do Corinthians.
O desfecho de 1998
O ano trágico terminou de forma melancólica para os dois gigantes. O Bahia escapou do rebaixamento na última rodada ao golear o mesmo XV de Piracicaba na Fonte Nova, garantindo sua permanência na Série B para 1999. Já o Fluminense não conseguiu vencer o ABC em Natal e terminou com a sexta pior campanha geral daquele ano, sendo rebaixado à Série C do ano seguinte. Os dois tricolores retornariam à elite do futebol brasileiro apenas em 2000, com a criação da Copa João Havelange, organizada pelo Clube dos 13, já que a CBF se declarou impedida de organizar o torneio por conta de questões judiciais envolvendo o Gama-DF e Botafogo.
O reencontro na elite
Hoje (9), às 21h, 27 anos depois daquele capítulo melancólico, Bahia e Fluminense voltam a se enfrentar na Arena Fonte Nova, agora pela elite do futebol nacional. O Bahia ocupa a 4ª posição, com 29 pontos, e briga por uma vaga na Copa Libertadores do próximo ano. Já o tricolor carioca, que busca se reorganizar após a disputa do Mundial de Clubes, está em 10º lugar e sonha em retornar à zona de classificação para o torneio continental. SporTV e Premiere transmitem a partida ao vivo.
Foto Destaque: Jogadores de Fluminense x Bahia. Campeonato Brasileiro de 2023 (Foto: Mailson Santana/Flickr/FLUMINENSE FC)
Fernando jornalistahttps://betarena.featureos.app/
https://www.betarena.com
https://betarena.com/category/betting-tips/
https://github.com/Betarena/official-documents/blob/main/privacy-policy.md
[object Object]
https://github.com/Betarena/official-documents/blob/main/terms-of-service.md
https://stats.uptimerobot.com/PpY1Wu07pJ
https://betarena.featureos.app/changelog
https://twitter.com/betarenasocial
https://github.com/Betarena
https://medium.com/@betarena-project
https://discord.gg/aTwgFXkxN3
https://www.linkedin.com/company/betarena
https://t.me/betarenaen